O que é análise Bacen e qual o seu impacto para o crédito?

A análise Bacen ainda é pouco conhecida na avaliação de risco de crédito para o agronegócio. Porém, ela é fundamental para as empresas que desejam diminuir a inadimplência e ter um controle melhor da sua carteira de clientes.

Todavia, para conhecer o real impacto da análise Bacen para o setor de crédito você precisará estudar sobre o tema. Contudo, temos uma boa notícia: reunimos as principais informações neste artigo! Leia e entenda o que é a Análise Bacen:

 

O que é análise Bacen?

Já ouviu falar no banco dos bancos? Então, o Bacen é o “pai de todas as instituições financeiras”. A princípio, o Banco Central do Brasil (Bacen) é uma autarquia federal autônoma. Ou seja, é uma entidade autônoma, sem subordinação a outro órgão do poder público.

Deste modo, seu intuito é garantir a estabilidade do poder de compra da moeda nacional no país e regulamentar o sistema financeiro. Logo, sem a sua atuação, as relações econômicas entre bancos e a população não seriam possíveis.

Agora, se tratando da análise Bacen, podemos defini-la como a inspeção das informações disponibilizadas pelo Banco Central do Brasil sobre o comportamento de crédito de pessoas físicas e jurídicas.

Deste modo, primeiramente o analista precisa pedir permissão ao cliente para consultar o SCR Crédito. Assim, será possível visualizar o histórico de endividamento do cliente junto aos bancos nos últimos 24 meses.

Para que serve a análise Bacen?

Essa é uma dúvida comum para todo analista de crédito rural, afinal, nem sempre a consulta ao cliente é feita completamente.  Isso porque muitas empresas usam apenas os bureaus de crédito, que não trazem informações do Bacen.

Entretanto, compreender para o que serve a análise Bacen é o ideal para o analista que deseja ter informações aprofundadas do cliente, reduzindo assim o risco de inadimplência.

Sendo assim, a análise Bacen serve para:

  • Conhecer o endividamento do cliente conforme o histórico junto aos bancos dos últimos 24 meses;
  • Entender o fluxo de vencimentos atrelado ao cliente (contas a vencer);
  • Identifique as inadimplências antes mesmo do cliente ser negativado ou executado;
  • Igualmente, visualize os valores classificados como prejuízos PDD (Provisão para Devedores Duvidosos) no sistema financeiro nacional;
  • Visualizar o histórico de inadimplência dos últimos 2 anos e a evolução das dívidas do cliente.
  • Verificar as linhas de créditos onerosos utilizadas pelo cliente e entender a rolagem da dívida do CPF/CNPJ analisado;
  • Por último: identificar em quanto o cliente está tomando crédito para custeio e investimento rural.

Como isso impacta na análise de crédito e risco do agronegócio?

Antigamente, era habitual que o credor rural buscasse informações somente nos bureaus de crédito, que mostram basicamente só as dívidas em execução e o score de crédito. Semelhantemente, vender na “base da confiança” era uma prática usual.

Porém, o mercado de análise de crédito do agronegócio viu que esses hábitos não eram benéficos, pois, a taxa de inadimplência crescia consideravelmente.

Assim, foram criados sistemas de análise de crédito e risco próprios para o setor, que trazem diversas fontes de dados. Como exemplo, temo o AgRisk, uma plataforma completa que apresenta as seguintes vantagens para o agro:

 

  • Análise do endividamento do cliente: facilidade para você acompanhar as modalidades e o comportamento financeiro do seu cliente.
  • Mapeamento de ESG Compliance e exploração econômica do cliente ao nível Brasil: emita certidões do seu cliente em todos os estados com um só clique.
  • Acesso a todos os tribunais em um só lugar: obtenha todas as questões jurídicas de seu cliente nos principais tribunais do país em uma única tela.
  • Conheça o patrimônio do seu cliente: visualize as propriedades rurais de seu cliente e adicione as propriedades urbanas de acordo com sua necessidade.
  • Garantia da validade da CPR com registro direto na B3: com o AgRisk sua empresa pode emitir e registrar sua CPR na B3, de maneira fácil e ágil e cumprir com as obrigações legais.
  • Acesso ao bureau de crédito em um só lugar: veja os protestos e score de crédito sem necessidade de contrato com cada Bureau.

 

Como resultado, a análise Bacen transformou o modo como o perfil de crédito do cliente agro é avaliado. Bem como, o AgRisk se tornou fundamental para as empresas que desejam ter profundidade em suas análises de risco.

Extra: AgRisk fornece dados para analisar o comportamento financeiro do produtor rural

Com mais de 50 fontes de dados reunidos em um só lugar, o AgRisk é a chave para reduzir o índice de inadimplência dos negócios rurais. Nele o analista de crédito encontra tudo que precisa para saber se é interessante ou não liberar a venda/crédito para o cliente.

Além disso, a plataforma não possui contrato fixo. Ou seja, você não fica refém das entrelinhas e pode cancelar se não gostar e paga só o que usar, nada de assinatura ou mensalidade;

Quer transformar a política de crédito da sua empresa de agronegócio? Agende agora uma demonstração gratuita do AgRisk clicando aqui!