Políticas de Crédito: 5 principais modelos que vendem

Você sabia que as políticas de crédito podem te ajudar a vender mais? Isso mesmo, ao ter um manual das políticas de crédito, você terá um documento com critérios e condições definidos. Logo, sua empresa terá caminhos para aprovar ou negar concessões de crédito.

Mas, o que considerar na hora de criar uma política de crédito? Primeiramente, avalie o momento atual do negócio. Ou seja, a política de crédito adotada precisa ser maleável e se adequar conforme necessidades ou oportunidades da empresa, afinal, esse é um dos principais fatores que impactam diretamente nas vendas.

Por isso, é importante conhecer possibilidades, como os 5 principais modelos que vendem. Confira:

 

Qual é a importância de entender as políticas de crédito?

A princípio, a maior vantagem de compreender as políticas de crédito é saber como empregar aspectos de cada uma de forma estratégica. Ou seja, em um cenário onde uma empresa é mais flexível na hora de realizar a concessão de crédito, mas em determinado momento enfrenta uma crise financeira, é necessário mudar.

Logo, as políticas de crédito devem se adequar à situação, reduzindo novos riscos de inadimplência. Em contrapartida, quanto mais aumentar as dívidas, menor será a flexibilidade na concessão. Ou seja, vendas não são concluídas devido às exigências solicitadas, impactando o faturamento.

Portanto, o acesso ao crédito deverá ser concedido somente a clientes que apresentem informações e garantias que assegurem o cumprimento da dívida. Igualmente, para vender mais é necessário pensar em estratégias “ganha ganha” onde o cliente tem facilidade e a empresa corre menor risco.

 

Quais são as 5 principais políticas de crédito que vendem?

1 – Crédito liberal e cobranças rigorosas

Primeiramente, o cliente tem acesso fácil ao crédito, porém, as cobranças são feitas de maneiras mais incisivas. Logo, o volume de operações de crédito liberado é maior, mas a aplicação das regras é mais  severa diante de problemas com pagamentos.

2 – Crédito rigoroso e cobranças liberais

Aqui o crédito só será liberado se o cliente conseguir comprovar que não terá problemas em realizar o pagamento. Deste modo, controlar as cobranças serão mais fáceis de realizar.

3 – Políticas de crédito: rigoroso e cobranças rigorosas

Neste modelo, tanto a aprovação quanto o acompanhamento da cobrança contam com critérios rígidos de aplicação. Nesse sentido, é uma prática de políticas de crédito comum em empresas com imagem forte no mercado. Ao passo que, são estas empresas as que ofertam as melhores vantagens, por isso são mais seletivas e críticas na escolha de clientes.

4 – Crédito liberal e cobranças liberais

Conceder crédito de modo liberal é uma estratégia comum entre empresas que buscam elevar a base de clientes. Tal qual, nessa modalidade as empresas acabam liberando valores de crédito menores, para evitar o crescimento na inadimplência. Ou seja, a tática é dar crédito, mas evitando riscos graves ao negócio.

5 – Crédito moderado e cobranças moderadas

Modelo que busca equilibrar concessão e cobrança. Sobretudo, contempla bem empresas que não recebam muitos pedidos de crédito ou que possuem menos clientes, situações em que o risco de inadimplência é reduzido.

 

Dica extra: baixe o Ebook Checklist – como montar a política de crédito de empresas do agronegócio

Quer ter mais dicas de como montar uma política de crédito para a sua empresa? Baixe esse EBOOK e saiba quais são os passos iniciais de uma política de crédito para empresas do agronegócio.

Com esse material você verá:

  • Como é possível iniciar a implantação de política de crédito em negócios do agro em apenas 10 passos.
  • Como colocar em prática as dicas, de forma eficiente, e claro, usando a tecnologia ao seu favor.

Por isso, te convidamos para transformar à análise de crédito e risco agro. Conheça o AgRisk e veja como é simples ter acesso à plataforma mais completa e eficiente de análise de crédito para o agronegócio.