Entenda a importância do fator humano na análise de risco de crédito

Lutar contra a inadimplência é a principal tarefa da análise de risco de crédito. Afinal, o momento atual econômico do país requer atenção, visto que as pessoas estão recorrendo mais ao crédito.

Bem como, atualmente existem diversos sistemas que facilitam no processo de análise de risco de crédito. Contudo, mesmo com o avanço da tecnologia, o fator humano ainda é fundamental para a tomada de decisões. Portanto, entenda mais sobre a importância deste fator lendo o texto a seguir:

 

Analisar com profundidade os dados do cliente

Atualmente, algumas empresas utilizam de robôs para verificar previamente o perfil de crédito do cliente. Entretanto, esses sistemas estão suscetíveis a falhas e podem ser motivos de perda da clientela, afinal, é possível ocorrer erro no preenchimento de informações, por exemplo.

Deste modo, de nada adianta ter acesso a uma enorme fonte de dados se do outro lado da tela não estiver uma pessoa qualificada. Afinal, é o analista que dá o parecer sobre os dados e avalia as informações encontradas.

 

Ter maior segurança na análise de risco de crédito

Primeiramente, é reconhecido que um dos principais pontos para o bom desempenho da análise de risco de crédito é ter velocidade para buscar e analisar as informações dos potenciais clientes. Logo, é necessário entender com rapidez se o cliente terá como cumprir com o saldo devedor, com a intenção de evitar que ele vá até à concorrência.

Porém, é realmente essencial ter segurança em todo o caminho trilhado pela operação. Ou seja, a gestão de risco de crédito eficiente deve ter a sua disposição uma fonte de dados completa e atualizada, que reúna informações relevantes. 

Como exemplo, o AgRisk é uma plataforma que dá acesso a mais de 50 fontes de dados, como: protestos em todo o Brasil, análise Bacen, análise de perfil de crédito e muito mais.

 

Dar a palavra final sobre a análise de risco de crédito de um cliente

Primordialmente, gerir todos os dados e informações da análise de risco de crédito manualmente é algo complexo e desgastante. Igualmente, o poder de tomada de decisão demanda alta responsabilidade e muitos riscos, o que costuma tornar o processo ainda mais lento por dúvidas por parte do colaborador.

Dado que uma tomada de decisão falha pode comprometer os resultados da empresa, deve-se prestar atenção ao fator humano. Assim, o melhor é otimizar e reduzir o trabalho do analista, disponibilizando facilidades para ele, como o AgRisk, por exemplo.

Por fim, o ideal é não encarregar sistemas de inteligência artificial para dar a palavra final sobre a liberação de crédito.

 

Conclusão

Definitivamente, o fator humano é o diferencial para uma análise de risco de crédito efetiva e reduz as chances de inadimplência. Entretanto, quanto menor for o tempo gasto com a pesquisa de dados do cliente, melhor. Deste modo, o analista pode focar no que realmente importa e isso potencializa seus resultados.

Portanto, vale a pena usar sistemas como o AgRisk, pois, ele auxilia que a aprovação de crédito seja feita de forma rápida e parametrizada. Logo, aos analistas cabe apenas aprovar a decisão ou não.

Além disso, ao contratar a plataforma você terá todas essas vantagens:

  • Consultas aprofundadas que mostram todo o endividamento do cliente, atividades econômicas, compliance e muito mais.
  • Sem contrato fixo. Você não fica refém das entrelinhas e pode cancelar se não gostar!
  • Pague só o que usar, nada de assinatura ou mensalidade;
  • Sem expiração de prazo para consulta. Você pode usar como e quando quiser;
  • Atendimento personalizado e ágil com especialistas. Vídeos tutoriais e treinamento conforme a necessidade da sua equipe de crédito.
  • Sem franquia, sem mensalidade, sem barreiras de utilização e com usuários ilimitados!

 

Se interessou? Clique aqui e agende uma demonstração GRATUITA do AgRisk.