Análise do grupo familiar econômico: entenda qual é a importância para a agricultura!

Realizar a análise do grupo familiar econômico rural pode ser o diferencial para reduzir a taxa de inadimplência na sua empresa.

A agricultura familiar ainda é predominante no Brasil. Além disso, a sucessão de terras por gerações acaba sendo algo comum, seja por herança ou por segmento na atividade.

Sendo assim, existe uma prática que consiste na procura de crédito em revendas, cooperativas e fintechs por diversos membros de uma família. Por outro lado, essa ação não é errada, contudo, o analista deve ter atenção a esse fator, que é o grupo familiar econômico ao qual o cliente pertence.

Portanto, é importante que você entenda qual é a importância da análise do grupo familiar econômico para a agricultura. Confira abaixo mais detalhes sobre o tema:

O que é a análise do grupo familiar econômico?

A análise de crédito e risco do grupo familiar econômico para o agronegócio é fundamental, mas você sabe por quê?

Na maioria das vezes, o produtor rural “não sai do nada”, geralmente ele vem de um histórico familiar já envolvido em atividade rural. Sendo assim, saber com quem ele é associado é muito importante para ver qual a origem dele no negócio. Igualmente, essa prática permite que o analista compreenda se as demais pessoas deste grupo estão bem economicamente.

Já do ponto de vista econômico, a análise do grupo é fundamental para ver se tem participação em alguma PJ (pessoa jurídica, empresa com CNPJ). Ou seja, quando se trata do agro a análise de crédito e risco deve ser mais aprofundada do que a análise do varejo, por exemplo.

 

Papel da agricultura familiar na análise de crédito e risco

Você sabia que a agricultura familiar é responsável por 70% da produção dos alimentos consumidos pelos brasileiros? Esse número é surpreendente, concorda?

Igualmente, essa modalidade gera 77% dos empregos provenientes da agropecuária no país. Ou seja, a agricultura familiar é muito importante para o desenvolvimento ambiental, social e econômico do Brasil.

Presente em todo o território brasileiro, o cultivo em pequenas propriedades rurais é mais expressivo no Nordeste e no Sul.

fonte: Embrapa 

 

Além disso, a agricultura familiar brasileira tem papel fundamental na análise de crédito e risco. Deste modo, são seus participantes os que mais procuram crédito em revendas, cooperativas e empresas do agronegócio.

Ou seja, há um movimento de solicitação de crédito geracional, em que os avós, pais e netos procuram financiamento para sua atividade rural. Porém, é aí que a atenção deve ser redobrada! Pois, um pai/mãe com restrições de crédito pode pedir para que seus filhos solicitem crédito para eles, como se fosse um “empréstimo de nome”, por exemplo.

 

Como fazer a análise do grupo familiar econômico?

Antigamente, não era fácil saber o histórico do grupo familiar econômico, a não ser que se conhecesse a fundo a pessoa analisada para a tomada de crédito.

Entretanto, graças ao AgRisk, a análise do grupo familiar econômico do produtor rural se tornou algo real e alcançável. Na plataforma do AgRisk o analista visualiza quais são os familiares envolvidos com atividade rural, conforme o indivíduo analisado.

Logo, encontra informações completas que possibilitam a análise do grupo familiar. Assim, há como ver se o solicitante ao crédito está realmente pedindo para si ou emprestando seu nome para um familiar poder comprar. 

Além disso, com o AgRisk a empresa tem acesso a módulos exclusivos voltados para o agronegócio. São eles:

 

  • Consulta cliente: acesso a mais de 50 fontes de dados que mostram o perfil do cliente analisado.
  • Bureaus de crédito: veja os protestos e score de crédito sem necessidade de contrato com cada Bureau.
  • Endividamento financeiro: facilidade para você acompanhar as modalidades e o comportamento financeiro do seu cliente.
  • Imóveis rurais: tenha conhecimento dos bens rurais de seu cliente e adicione as propriedades urbanas de acordo com sua necessidade
  • Veja imagens via satélite das propriedades rurais do cliente analisado e geolocalização.
  • Registro de CPR direto na B3: sua empresa pode emitir e registrar sua CPR na B3, de maneira fácil e ágil. Assim, cumprir com as obrigações legais.

Solicite uma demonstração

Tomar decisões a partir de dados é o ideal para toda empresa. Por isso, é de suma importância conhecer a fundo o perfil de crédito dos clientes do agronegócio. Também, principalmente fazer análise do grupo familiar econômico.

 

Agora é possível ter uma solução que eleva a um novo patamar a análise de crédito e risco. Para isso, solicite já uma demonstração gratuita do AgRisk e veja como essa solução é tudo aquilo que você sempre procurou!

 

Clique aqui e agende uma demonstração.