Análise de Crédito 2022 – Tendências e Dicas

O que podemos esperar para a análise de crédito em 2022? A princípio, o cenário ainda é incerto devido às grandes mudanças no mercado. Autorregulação, SRCC, LGPD e pandemia da Covid-19 são só alguns dos impactos que o setor de crédito teve recentemente.

Contudo, mesmo em meio a isso, reunimos algumas tendências para 2022 e também dicas para melhorar a análise de crédito no próximo ano. Confira:

Tendências e dicas para a análise de crédito 2022 

Confira a seguir às três principais tendências de mercado para a análise de crédito 2022:

Diversificação de carteira

Primeiramente, estão surgindo novas modalidades de crédito e opções para diversificar a receita. Deste modo, é possível alcançar novos públicos e ter mais opções para trabalhar e negociar com a sua carteira de clientes.

Ou seja, ter um leque maior de ofertas permite maximizar os ganhos, o que aumenta a rentabilidade da operação. Além disso, é possível diminuir os impactos financeiros que podem acontecer nos negócios que atuam com poucos produtos.

Mas, como proceder com isso? É preciso trabalhar a sua carteira de cliente e reaproveitar os seus leads (potenciais clientes) ao máximo, tendo em vista que essa tendência permite vender mais de um produto ao mesmo cliente.

Não se esqueça de sempre verificar o comportamento financeiro da sua carteira de clientes. Afinal, mesmo que ele já tenha comprado antes com você, é possível que o comportamento de pagamento de dívidas tenha mudado ao longo do tempo.

Relacionamento com o cliente

A análise de crédito 2022 tem o relacionamento com o cliente como um de seus pilares, pois, com a automatização dos processos essa área ficou comprometida.

Atualmente, existe uma variedade de plataformas que permite o consumidor acessar informações sobre crédito online. Igualmente, a formalização digital no setor deixou o contato mais distante, ou seja, quanto mais digital nos tornamos, mais o fator humano é importante.

Sendo assim, de nada adianta usar a tecnologia na análise de crédito e risco se o fator principal, a conexão com o cliente, não for trabalhada. Por quê? Por mais que as plataformas, como o AgRisk, analisem o perfil do cliente e entreguem todas as informações dele, é preciso que o analista confira se vale a pena liberar ou não a venda.

Logo, transparência e segurança são fatores valorizados pelos consumidores. Quanto maior for a sua conexão com as dores do cliente, não só ele terá mais confiança em você, como também sua empresa será mais indicada.

Por fim, trabalhar o atendimento ao cliente é uma excelente oportunidade de obter vantagens competitivas, além de te encurtar o processo de manutenção e fidelização da sua carteira.

Uso da tecnologia como ferramenta na análise de crédito 2022

Analisar crédito como antigamente já não faz efeito. Afinal, com as inovações que surgiram no agronegócio, o comportamento financeiro dos produtores rurais também mudou. Sendo assim, só consultar bureuas de crédito não é suficiente para ter segurança na liberação de recursos para os clientes.

Portanto, é importante usar a tecnologia a seu favor para otimizar a análise de crédito 2022. Como? Com plataformas completas que trazem mais de 50 fontes de dados para o analista. O AgRisk é uma solução que ajuda na redução do tempo gasto com análise e também auxilia a diminuir o índice de inadimplência.

Do mesmo modo, o AgRisk também traz as seguintes funcionalidades que facilitam a análise do risco de crédito agro. São elas:

  • Análise do endividamento do cliente: facilidade para você acompanhar as modalidades e o comportamento financeiro do seu cliente.
  • Mapeamento de ESG Compliance e exploração econômica do cliente ao nível Brasil: emita certidões do seu cliente em todos os estados com um só clique.
  • Acesso a todos os tribunais em um só lugar: obtenha todas as questões jurídicas de seu cliente nos principais tribunais do país em uma única tela.
  • Conheça o patrimônio do seu cliente: visualize as propriedades rurais de seu cliente e adicione as propriedades urbanas de acordo com sua necessidade.
  • Garantia da validade da CPR com registro direto na B3: com o AgRisk sua empresa pode emitir e registrar sua CPR na B3, de maneira fácil e ágil e cumprir com as obrigações legais.
  • Acesso ao bureau de crédito em um só lugar: veja os protestos e score de crédito sem necessidade de contrato com cada Bureau.

Constantemente nossa plataforma passa por atualizações, ou seja, há sempre melhorias para o analista de crédito que usa o AgRisk.

Novos tipos de operação de crédito rural – financiamento como Fiagro

Antigamente, existiam poucas possibilidades de financiamento para o produtor rural, que se resumiam às linhas de crédito vindas do governo. Contudo, desde que as AgFintechs como a Nagro surgiram, o crédito rural foi reinventado.

Desde então, o produtor rural pôde conseguir financiamento sem ter que esperar meses para o recurso ser liberado. Igualmente, o mercado de investimentos para o agro aumentou, tendo maior peso nas negociações na bolsa de valores.

Assim, surgiu o FiAgro (Fundo de nas Cadeias Produtivas Agroindustriais, uma junção dos recursos de vários investidores para a aplicação em ativos de investimentos do agronegócio, sejam eles de natureza imobiliária rural ou de atividades relacionadas a produção do setor.

Com o FiAgro o produtor rural terá acesso a linhas de crédito mais rápidas e com condições mais favoráveis. Além disso, conseguirá financiar sua produção e melhorias na fazenda, o que aumenta o potencial produtivo e consequentemente, os lucros.

Comportamentos e variáveis que estão dando certo e “errado” na análise do crédito

Fazer uma análise de crédito completa é algo complexo, afinal, é preciso entender todo o cenário em que o cliente está envolvido financeiramente. Desse modo, os fatores externos pesam na hora de verificar o potencial de inadimplência da pessoa analisada.

Sendo assim, dívidas atreladas à inflação e à Selic devem gerar maior análise de crédito em 2022. Portanto, esse exemplo é perfeitamente aplicável para o cenário econômico, que promete ter mudanças drásticas em 2022.

Importante: a taxa Selic deve aumentar, após longos períodos em baixa, o juros aplicado no mercado tende a se elevar.

Por outro lado, é importante que o analista de crédito reveja o que deu e o que não deu certo em 2021. Então, será possível criar um plano de melhorias para o próximo ano e minimizar os erros.

Dicas para melhorar a análise de crédito em 2022

Quer uma dica melhor do que uma ferramenta que facilita todo o processo de análise de crédito? Pois é, o AgRisk é a dica que nós temos para você!

Afinal, tomar decisões a partir de dados é o ideal para toda empresa. Sendo assim, é possível ter uma solução que eleva a um novo patamar a análise de crédito e risco. Para isso, solicite já uma demonstração gratuita do AgRisk e veja como essa solução é tudo aquilo que você sempre procurou!

Clique aqui e agende uma demonstração.