ESG compliance: o que é, como aplicar e qual o impacto no agronegócio?
Esse termo ainda é pouco explorado no Brasil, contudo, ainda ficará em alta nos próximos anos. Primeiramente, todos sabem que o agro é a força que move o país, pois, é o maior exportador de alimentos do mundo. Bem como, o setor é responsável por 17,3 milhões de empregos no Brasil, segundo pesquisa da USP.
Em contrapartida, a ONU trouxe um relatório preocupante sobre as crescentes emissões de gases de efeito estufa e o aquecimento global. Deste modo, mostra-se muito importante para o agronegócio.
Por isso, destacamos os 5 motivos para aplicar o ESG compliance no agronegócio. Boa leitura!
O que é ESG Compliance?
A sigla ESG significa:
- Environmental: refere-se às práticas de uma empresa em relação à conservação do meio-ambiente. Igualmente, diz respeito a atuação sobre temas como aquecimento global e emissão de carbono; poluição do ar e da água e desmatamento, por exemplo.
- Social: diz respeito à relação de uma empresa com as pessoas que fazem parte do seu universo. Por exemplo: satisfação dos clientes; proteção de dados e privacidade; diversidade da equipe e respeito aos direitos humanos e às leis trabalhistas.
- Governance: governança, ou seja, refere-se à administração da empresa. Por exemplo: conduta corporativa; relação com entidades do governo e políticos; existência de um canal de denúncias.
- Compliance: vem do verbo em inglês “to comply”, que significa agir de acordo com uma ordem, um conjunto de regras ou um pedido. Ou seja, significa estar alinhado às regras da empresa, que devem ser observadas e cumpridas atentamente.
Nesse sentido, adaptando para o mundo do agronegócio, as discussões sobre ESG compliance consideram como o setor está se preparando para o futuro. Deste modo, é analisado se a empresa está se adaptando e respondendo às mudanças climáticas, por exemplo. Igualmente, se há valorização da segurança e das condições de trabalho de seus colaboradores e terceiros.
Como adotar ESG Compliance no agronegócio?
Colocar a responsabilidade socioambiental como prioridade traz vantagens competitivas para as empresas. Contudo, é preciso tomar algumas ações práticas relacionadas à pauta ESG que podem ser adotadas no agronegócio. São elas:
Esg Compliance – Rastreabilidade da cadeia de valor
Primeiramente, aumentar a rastreabilidade e a transparência da cadeia de suprimentos é necessário para conter riscos e garantir o compliance socioambiental.
Investimento em inovação e digitalização
Você sabia que a infraestrutura e a modernização são os maiores gargalos do agronegócio brasileiro?
Porém, essa realidade está mudando graças à digitalização e tecnologia, criando conexões entre escritórios nos centros comerciais e propriedades rurais. Entretanto, para isso é preciso investir na inovação, com ferramentas que otimizem o trabalho e reduzam custos.
Por exemplo, o AgRisk é uma plataforma que dá acesso a mais de 50 fontes de dados para a análise de crédito rural. Igualmente, diminui o tempo e custos com disponibilização de crédito. Assim, sobra mais dinheiro para a empresa investir no que precisar e também pode aumentar sua clientela.
Análise do impacto na sociedade
É indicado que as empresas criem iniciativas que aumentem o bem-estar dos funcionários, sempre prezando pela diversidade e igualdade (média salarial e representação racial e de gênero).
Liderança mais transparente
Por fim, a transparência é uma das chaves para a relação entre a agenda ESG e o agronegócio. Portanto, cabe à liderança se comunicar de forma mais clara e efetiva com as partes interessadas no negócio, prezando pela relação de confiança nas suas ações.
Como exemplo, ao implantar uma política de crédito que inspeciona se há o seguimento de ESG Compliance por parte do cliente analisado, é possível ser mais transparente acerca da liberação de crédito.
5 motivos para aplicar ESG Compliance na sua empresa de agronegócio
Agora que você já conferiu os tópicos anteriores, vamos te mostrar os 5 principais motivos para começar ainda esse mês a aplicação do ESG Compliance na sua empresa de agronegócio! Confira:
1 – Taxas de juros menores
Recentemente, as instituições financeiras e agfintechs estão oferecendo descontos na taxa de juros para as empresas que assumem práticas mais sustentáveis. Logo, são premiadas iniciativas concretas que impactam positivamente a sociedade.
Ao mesmo tempo, o Banco Central abriu uma consulta pública para definir critérios relacionados aos riscos socioambientais e climáticos dos financiamentos rurais. Em outras palavras, existe um movimento para facilitar o acesso ao crédito para as companhias do agronegócio que priorizam a sustentabilidade.
Do mesmo modo, isso facilitou a análise de crédito e risco, disponibilizando dados mais completos.
2 – Acesso a novos mercados
Ao aplicar as políticas de ESG Compliance diversas portas se abrem para as empresas. Nesse sentido, há diversas certificações e prêmios que dão credibilidade e reconhecimento para as empresas que se preocupam com seu impacto na sociedade.
Logo, isso atrai novos mercados e faz com que a competitividade aumente.
3 – Maior lucratividade
De antemão, investir em sustentabilidade permite um posicionamento estratégico das companhias no mercado. Ao mudar a sua forma de fazer negócios, elas serão mais produtivas no médio e longo prazo. Logo, terão resultados melhores e serão mais eficientes.
Os consumidores estão mais atentos ao comportamento das empresas e ao manter as velhas práticas pode prejudicar a imagem da empresa. Mas, ao aplicar ESG compliance é possível ter maior reconhecimento e força perante aos clientes, se destacando e vendendo mais.
4 – Novos investidores
Sabia que os grandes investidores estão atentos à agenda ESG para o futuro dos negócios? Por exemplo, Larry Fink, CEO da BlackRock (maior gestora de ativos do mundo), defende investimentos em companhias com olhar sustentável e de longo prazo.
Deste modo, as empresas do setor que trabalham com gestão socioambiental responsável e transparente têm mais chances de captar novos investimentos nos próximos anos.
5 – Atração de novos talentos
As empresas do agronegócio que adotam práticas de ESG atraem novos talentos e possuem mais mobilidade interna. Na visão dos profissionais desempregados, um fator importante para aceitar uma oferta de trabalho é a empresa ter boas iniciativas ESG.
Deste modo, o G de governamental e o S de social mostram-se capazes de atrair novos talentos, o que diminui custos com contratação. Logo, há também maior engajamento e satisfação dos colaboradores que já estão na empresa.
ESG Compliance – Conclusão
Aplicar ESG Compliance na sua empresa do agronegócio é fundamental se a meta é crescer e ser representativo no mercado. Porém, para isso é necessário usar as ferramentas corretas.
Do mesmo modo, as empresas que liberam crédito para o agronegócio devem se atentar se seus clientes adotam as práticas de ESG. Para isso, o AgRisk é valioso, afinal, com ele é possível acessar os dados completos de ESG Compliance.
Além disso, com a plataforma é possível acessar mais de 50 fontes de dados e certificações, ver processos de todos os tribunais do Brasil e acompanhar o endividamento financeiro do cliente. Conheça mais e solicite sua demonstração gratuita em: agrisk.agr.br/solicite