5 passos para reduzir de vez a taxa de inadimplência de produtor rural

Reduzir a taxa de inadimplência de produtor rural é o principal objetivo de todo analista de crédito que trabalha no ramo do agronegócio.

Porém, essa é uma missão que encontra percalços no caminho. Afinal, ainda há dificuldades para se comunicar com quem mora na fazenda.

Além disso, o método e o prazo de pagamento usado pelos produtores rurais não é o mesmo usado pelos consumidores do varejo, por exemplo.

Sendo assim, é de suma importância ter uma análise de crédito e risco efetiva. Para te ajudar a reduzir de vez a taxa de inadimplência de produtor rural, separamos 5 passos. Confira:

 

O que é a taxa de inadimplência do produtor rural?

De forma geral, a inadimplência é o descumprimento de uma obrigação. Logo, isso não muda quando se trata do produtor rural. As regras para execução de dívidas são as mesmas aplicadas para os consumidores “normais”.

A inadimplência impacta diretamente na saúde financeira do seu negócio e geralmente acontece quando não há o pagamento de bens ou serviços até a data de vencimento, ou quando há o descumprimento dos termos de um contrato, por exemplo.

 

Quais são as categorias de inadimplência?

A inadimplência do produtor rural afeta o equilíbrio financeiro de revendas agrícolas, tradings, agroindústrias e cooperativas. Por isso, é preciso conhecer os perfis de inadimplentes existentes no mercado e traçar estratégias para evitá-los:

  • devedor ocasional (que enfrenta problemas pontuais);
  • viciado/negligente (mal organizado financeiramente) e mau pagador (má intenção prévia).

 

Como diminuir a taxa de inadimplência de produtor rural:

1° Passo: faça uma análise de crédito prévia

Melhor do que vender é receber o valor do cliente, concorda? A princípio, muitas empresas do agronegócio vendem por confiança, ou seja, por conhecer o produtor rural, imagina-se que ele será um bom pagador.

É aí que mora o problema! Consultar o histórico de pagamentos e verificar o risco de endividamento do produtor é fundamental para evitar prejuízos.

Bem como, seus clientes precisam passar por uma verificação de crédito. Sendo assim, faça consulta aos bureaus de crédito, protestos e processos, verificação de áreas rurais e também histórico financeiro no Bacen.

Com isso, você saberá se o seu cliente tem histórico de bom pagador no mercado, o que aumenta a chance de receber em dia. Lembre-se: é preciso estar atento na hora de conceder crédito. Ou seja, isso ajuda a garantir que sua empresa não sofra com maus pagadores e não tenha o fluxo de caixa afetado.

 

2° Passo: implemente uma política de crédito

Como dito acima, o 1° passo para diminuir a inadimplência é analisar o perfil do cliente. Mas, nada disso irá adiantar se você não tiver uma política de crédito estruturada para ter mais segurança na negociação.

Para isso, personalize as avaliações e considere cada particularidade do cliente. Deste modo, é possível ser mais flexível e aumentar a entrada de dinheiro em caixa, tendo cautela para minimizar os prejuízos.

Por último, indicamos que você implemente uma ferramenta que facilite a análise de crédito e risco. Atualmente existem plataformas completas como o AgRisk, que traz quatro módulos exclusivos voltados para o agronegócio. São eles:

  • Consulta cliente: acesso a mais de 50 fontes de dados que mostram o perfil do cliente analisado.
  • Bureaus de crédito: veja os protestos e score de crédito sem necessidade de contrato com cada Bureau.
  • Endividamento financeiro: facilidade para você acompanhar as modalidades e o comportamento financeiro do seu cliente.
  • Imóveis rurais: tenha conhecimento dos bens rurais de seu cliente e adicione as propriedades urbanas de acordo com sua necessidade. Veja imagens via satélite das propriedades rurais do cliente analisado e geolocalização.

 

3° Passo: controle seus devedores para reduzir a taxa de inadimplência de produtor rural

Sua empresa agrícola precisa ter um controle assíduo de quem está inadimplente. Então, ao ter acesso às informações de dívidas, como quem são os clientes e o quanto devem, é possível elaborar uma estratégia efetiva de cobrança.

É fundamental que as dívidas não durem muito tempo. Alguns dias podem ser sinal de esquecimento, assim, logo que você perceber que uma entrada programada não veio, acione o produtor rural.

Sendo assim, o acionamento pode ser por email, mensagem de texto, ligação ou por qualquer outro meio que não constranja o cliente.

 

4° Passo: esteja aberto a negociações e ofereça acordos

Para não prejudicar o seu negócio nem afetar a sua relação com os produtores rurais, uma boa prática de gestão de inadimplência é estar aberto a negociações.

Nesse contexto, caso o cliente tenha o comportamento de bom pagador, é possível propor a ele maior prazo para que ele quite a dívida. Entretanto, também é importante aplicar os juros cabíveis nessa situação.

Do mesmo modo, é importante evitar processos judiciais, pois eles são onerosos e causam desconforto para ambas as partes. Logo, é válido tentar oferecer um acordo para o produtor rural devedor.

Como saída, você pode:

  • negociar troca de produção futura;
  • negociar pagamentos conforme a produção;
  • aumentar o prazo de recebimento;
  • ou reduzir as taxas de juros aplicadas sobre a multa de atraso.

 

5° Passo: automatize processos de análise de crédito e cobrança

Cansado de perder tempo verificando diversas documentações do produtor rural para saber se pode ou não vender para ele? Você pode ter muito mais facilidade ao usar uma ferramenta que faça todo o trabalho!

o AgRisk é uma plataforma criada pensando na análise de crédito para o produtor rural. Igualmente, a solução conta módulos completos para esse setor. Com ele é possível:

Conhecer o endividamento do seu cliente;

  • Ter o mapeamento de ESG compliance e exploração econômica do cliente ao nível Brasil;
  • Acessar os tribunais de justiça em um só lugar;
  • Conhecer o patrimônio do seu cliente;
  • Garantir a validade da sua CPR com registro direto na B3;
  • Ver todos os protestos e score de crédito do seu cliente em um só lugar.

 

Mas, como isso irá reduzir a inadimplência e otimizar o processo de cobrança? Primeiramente, quanto mais fácil você tiver acesso às informações do seu cliente, menor é a chance de liberar crédito para quem apresenta risco. Por outro lado, o AgRisk facilita a cobrança de devedores através da disponibilização de dados de contato atualizados do produtor rural.

 

Analista de crédito rural, lendo o artigo você pode perceber que para reduzir de vez a taxa de inadimplência do produtor rural é preciso ter cautela. Igualmente, utilizar soluções que te ajudam a minimizar os riscos é imprescindível.

Por isso, indicamos que você conheça o AgRisk e solicite uma demonstração da plataforma acessando agrisk.agr.br. Os resultados vão te impressionar!